Quem sou eu

Minha foto
O Blog Entrelinhas mostra sensibilidade, sentimentos, dores, solidão, Deus, fé,. amor, esperança em forma de textos líricos.

domingo, 22 de maio de 2011

123 anos de Abolição Escravocrata

No dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Izabel, visando acabar com a escravidão no Brasil.
Todavia, cento e vinte e três anos depois da Abolição da Escravatura, o Brasil está dentre aqueles que ainda apresentam características da escravidão, ou seja, o nosso país ainda tem traços ilegais de condições de trabalho e de formas de tratamentos para os negros.
A mídia não falou desta data (a qual deveria ser comemorada). Será que o motivo é o assombroso preconceito?Ou será que a sociedade pretende esquecer um trecho horrível de sua história?Seja qual for o motivo pelo silêncio nesta data, deve-se lembrar que a sociedade continua se demonstrando preconceituosa quanto aos negros.
Um fato recente divulgado pelo jornal A Gazeta foi em relação a um rapaz negro que perdeu uma oportunidade de emprego no Canadá porque foi confundido com um bandido.Ele chegou a ser preso.
Muitas comunidades quilombolas realizaram uma vasta programação em comemoração a esta data. Os exemplos desta comemoração são as Comunidades Quilombolas de Pedra Branca (município de Vargem Alta) e a de Monte Alegre (município de Cachoeiro de Itapemirim).
Muito ainda tem que ser feito para que os negros não sofram com o preconceito ainda existente na sociedade, para que tenham igualdade perante a sociedade (trabalhos, rendimentos mensais).
Muito ainda tem que ser feito para que a educação da população se volte para este assunto e perceba que o preconceito é crime e, além de ser um crime, ele magoa e humilha suas vítimas.

Autora: Néia Gava Rocha
E-mail: neiavgava@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário