Quem sou eu

Minha foto
O Blog Entrelinhas mostra sensibilidade, sentimentos, dores, solidão, Deus, fé,. amor, esperança em forma de textos líricos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A importância do hábito da leitura

Todo bom leitor sabe que o hábito da leitura promove saberes e conhecimentos diversificados e enriquecidos, facilitando a linguagem oral e escrita, além de muitas outras habilidades, tais como falar em público, ser aprovado em vestibulares, concursos públicos entre várias outras situações que requerem conhecimentos adquiridos com leitura dinâmica e intertextual.
    Assim, vale mencionar que não se faz leitura apenas de textos escritos, pois a leitura pode ser feita de um filme, de uma obra de arte, uma música, uma caricatura, fotografia, entre outros. Isso porque a leitura denota uma interpretação, uma análise do objeto em foco, o que permite o desenvolvimento da leitura dinâmica.
    A leitura é um hábito cujo retorno é inegável. E para adquirir ou desenvolver este hábito nada melhor do que começar a ler exatamente aquilo que atende ao gosto do leitor (contos, crônicas, reportagens, poesias, artigos, e-mails, bulas, classificados de jornais, receitas...).
    Todavia, a leitura de variados textos enriquece a perspicácia da interpretação, a leitura das entrelinhas, o conhecimento da intertextualidade, a análise de contextos diversos. Assim, o bom leitor é considerado um sujeito ativo no meio sócio-cultural onde está inserido, pois ele saberá interferir e inferir em situações que lhe exigem conhecimentos variados.
    Enfim, a leitura prazerosa provoca o estímulo pela leitura contínua. Não é por obrigação que se forma um bom leitor ou um leitor que pratica tal ação intelectual por iniciativa própria. O bom leitor nasce a partir de leituras que lhe deem prazer.


Autora: Néia Gava Rocha
E-mail: neiavgava@hotmail.com
Este artigo foi publicado no Jornal Da Hora ES e também em seu site: http://www.dahoraes.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário